Início Controle de Espaço Aéreo

Para lidar com a falta de controladores de tráfego aéreo, Peru formará 138 novos profissionais até 2025

Aeroporto Internacional Jorge Chávez, de Lima – Imagem: Lima Airport Partners

A Corporação Peruana de Aeroportos e Aviação Comercial (CORPAC) informa que trabalha há um ano e meio para reduzir o déficit de controladores de tráfego aéreo que existe em todo o Peru.

Como parte desse processo, nos próximos meses 66 futuros controladores concluirão seus estudos. Depois, em junho do próximo ano se formarão os 72 ingressantes do último processo seletivo, concluído em dezembro de 2023, e que atualmente estão estudando. Com isso, no total, até meados do próximo ano serão incorporados 138 novos controladores aeronáuticos.

Além disso, a CORPAC lançará em breve o novo concurso de admissão ao Curso Básico de Controle de Tráfego Aéreo, no qual poderão se inscrever jovens peruanos entre 18 e 28 anos interessados ​​em se candidatar a uma das 80 bolsas de estudo disponíveis.

A empresa garante que continua trabalhando para reduzir o déficit de controladores de tráfego aéreo em todo o país, gerado pela aposentadoria desses profissionais, bem como pelo crescimento dos voos em todo o país.

A CORPAC também explica que os 125 jovens que ingressaram no Curso Básico de Especialistas Aeronáuticos (Comunicações, Meteorologia e Informação Aeronáutica) prosseguem os seus estudos no Centro de Instrução da Aviação Civil (CIAC), o que permitirá também cobrir o défice desses profissionais e gerar o crescimento das operações aéreas no país. Eles se formarão no final deste ano.

A CORPAC anunciou também que já conta com um total de 60 controladores de tráfego treinados na Espanha na gestão simultânea de duas pistas de pouso, como as do Aeroporto Internacional Jorge Chávez, de Lima, capital do Peru.

Da mesma forma, informou que no segundo semestre deste ano um novo grupo de controladores viajará para treinar no exterior nos últimos avanços na gestão do tráfego aéreo.

Informações do Governo do Peru

Sair da versão mobile