Início Empresas Aéreas

Para pagar funcionários, empresa aérea terá que vender os pneus dos aviões

A persistente crise gerada pela pandemia da Covid-19 levou a companhia aérea Viva Air a enfrentar dificuldades financeiras sem precedentes, culminando na suspensão de todas as suas operações na Colômbia e Peru em 2023. A companhia, muito apreciada pelos colombianos por oferecer voos a preços muito baixos, foi mais uma vítima da grave situação econômica desencadeada pelo vírus.

Os trabalhadores da companhia aérea foram os mais prejudicados pela situação. A companhia, que faliu durante a pandemia e teve de encerrar as suas operações, ainda não conseguiu saldar as dívidas trabalhistas de seus empregados nem realizar os respectivos pagamentos de rescisões contratuais, gerando indignação entre os seus antigos funcionários, informou o Infobae.

O caso acabou chegando à Superintendência de Empresas, que tomou medidas para investigar a situação e encontrar uma maneira de garantir os direitos dos trabalhadores e clientes afetados. Após a investigação, a Superintendência decidiu que a companhia terá de pagar seus empregados com o dinheiro arrecadado com a venda de peças sobressalentes e pneus dos aviões da empresa, a únicos ativos da companhia.

Billy Escobar, superintendente de Empresas, explicou à revista Semana que os aviões existentes na posse da companhia não lhe pertenciam, mas que as peças sobressalentes e os pneus, valiosos no mercado aeronáutico, sim. Ele inclusive mencionou que os pneus dos aviões disponíveis, por exemplo, podem valer entre 300.000 e 500.000 dólares.

Entretanto, Escobar foi enfático ao salientar que esse dinheiro deve ser utilizado não apenas para indenizar os funcionários afetados, mas também para reafirmar a segurança jurídica da Colômbia e restituir outras empresas aéreas estrangeiras que enfrentaram problemas com a Viva Air.

Por fim, aqueles que adquiriram passagens da Viva Air até setembro de 2024 poderão se beneficiar de um pacote de compromissos oferecido pela Avianca para reparar os passageiros da Viva Air. Isso inclui realocação gratuita, descontos especiais e outras medidas que visam compensar os usuários afetados.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile