Para ser solto, Julian Assange voa em jatinho até Saipan, acompanhe ao vivo

Foto: DepositPhotos

O jornalista e ativista Julian Assange está neste momento a caminho de Saipan, e está voando num jatinho executivo de grande porte.

Acusado de conspirar para obter informações confidenciais do governo americano, que foram vazadas através da sua página WikiLeaks, o jornalista australiano ficou por 7 anos refugiado na Embaixada do Equador em Londres, até se entregar para a polícia local em 2019.

Passados 5 anos da sua detenção, ele fechou um acordo com o governo americano, onde se declarou culpado das acusações. A justiça americana já estabeleceu anteriormente uma condenação de 5 anos, que pode já ter cumprido em prisão de um país aliado, a Inglaterra, e será considerada no processo.

Com este acordo, ele fretou um jatinho Bombardier Global 6000 da VistaJet, o mesmo utilizado por Taylor Swift, para ir de Londres até Saipan, fazendo uma escala em Bangkok, na Tailândia.

Saipan é a principal e maior ilha do arquipélago das Marianas, um território americano no Oceano Pacífico. O local é conhecido pela Batalha de Saipan, em que fuzileiros americanos retomaram o controle da ilha dos japoneses, e instalaram uma base aérea que permitiu que os bombardeiros Boeing B-29 Superfortress chegassem até as principais ilhas do Japão, atingindo inclusive Tóquio.

A escolha das Marianas por Assange se dá o fato de ele se sentir mais seguro num território ultra marinho americano do que dentro do país continental, além do fato de estar mais perto da Austrália, para onde seguirá após se apresentar para as autoridades americanas e ter a sua soltura ratificada.

O WikiLeaks está inclusive fazendo uma vaquinha com a meta de arrecadar £520,000 libras esterlinas (R$3,5 milhões de reais) para cobrir os custos do voo fretado, que segundo a página terá que ser reembolsado para o governo da Austrália, apesar de o avião ser um táxi aéreo privado.

A página informou que Assange “não foi permitido para voar em companhias aéreas para Saipan ou depois para a Austrália”, sem especificar o motivo exato da negativa.

O jato de matrícula 9H-VTD, que leva Assange, pode ser acompanhado em tempo real neste link ou na janela abaixo:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias