Início Aviação Executiva

Paraguai apreende avião Cessna 210 que seria clonado com matrícula brasileira

O C210 paraguaio | Foto: SENAD

A Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD) realizou nesta quinta-feira (21) uma operação em uma área florestal de Capitán Bado, no departamento de Amambay, onde detectou uma base de operações do crime organizado.

No local, encontraram uma aeronave usada pelo tráfico e prenderam 12 pessoas. Também foram apreendidos no local tambores de combustível de aviação, bombas de combustível, tratores, um caminhão, ferramentas de manutenção aeronáutico, armas de fogo e munições.

Além disso, foram detectados pelo menos 12 hectares de cultivo de maconha e um acampamento completo. O promotor envolvido, Celso Morales, explicou que as pessoas detidas estavam realizando trabalhos de alvenaria e presumivelmente seriam peões da propriedade.

Ele explicou que a SENAD já possui o nome da pessoa que liderava essa base de operações, que não estava no local.

Um detalhe chamou a atenção: o avião é um Cessna C210N Centurion, um dos mais populares monomotores à pistão, conhecido pela sua robustez. Como mostra o vídeo acima, a aeronave estava sem matrícula, mas, ao olhar melhor as imagens, é possível ver que existem vários adesivos grandes com o escrito PT-OBN, que é o registro de um avião do mesmo modelo, só que do Brasil.

O avião brasileiro, segundo a ANAC, está com a documentação em dia e pertence a uma empresa de Governador Valadares, em Minas Gerais, bem distante do Paraguai.

Como mostra a foto abaixo, a aeronave tem uma pintura diferente do que a apreendida no Paraguai, demonstrando que os traficantes pretendiam clonar o avião do tráfico para se passar por um Cessna legítimo registrado na ANAC brasileira.

O legítimo PT-OBN visto na Pampulha em 2023