Parceira da Embraer e mais duas empresas vai criar sistemas de hidrogênio para voos comerciais

Imagem: GKN

Uma colaboração entre três fabricantes aeroespaciais para o desenvolvimento de um sistema de combustível a hidrogênio para aplicações de zero emissão em aeronaves foi estabelecida pelo memorando de entendimento assinado entre eles nesta semana. GKN Aerospace, Marshall Aerospace e Parker Aerospace, juntas empreenderão a tarefa de oferecer o sistema.

A GKN destaca que o propósito dos empreendimentos é suportar células de combustível elétricas a hidrogênio, ou combustão do mesmo, para um trem de força de 1 MW. Testes de solo serão iniciados na conta de um projeto financiado pelo governo do Reino Unido, o H2GEAR.

Como reporta o Flight Global, estima-se que o mesmo seja capaz de alimentar uma aeronave de médio porte com pelo menos 100 assentos. Uma escalabilidade para aplicações em aeronaves maiores está sendo avaliada.

No Paris Air Show, ocorrido recentemente, a GKN anunciou um contrato com a Embraer para o teste em voo do sistema a partir de 2028-2029. Declarações da empresa mostram a intenção de reunir o combustível e sistema de propulsão em um voo de teste para o final da década.

Russ Dunn, diretor do Departamento de Tecnologia da GKN Aerospace, declara que o acordo tem objetivo de emissão zero em aeronaves de médio alcance. Ele também aponta que o suporte dos parceiros, Marshall e Parker, pode acelerar o desenvolvimento da propulsão a hidrogênio necessária para tal.

O acordo colocará os fabricantes aeroespaciais como partes de um esforço conjunto para estudar e estabelecer a viabilidade de sistema de combustível a hidrogênio. Se bem sucedida, a audiência terá o aval para utilizar este sistema para reduzir a emissão e assim repensar o futuro das viagens aéreas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias