Início Variedades

Passageira com deficiência se arrasta pelo avião enquanto comissários continuam a vender lanches

Foto de Mark Harkin, CC BY 2.0, via Wikimedia

Uma passageira tem ganhado repercussão nas mídias sociais após ter publicado um vídeo em que se arrasta pelo corredor de uma aeronave sob alegação de que a tripulação teria se recusado a ajudá-la a ir até o banheiro. O caso teria ocorrido a bordo de um Boeing 737 da companhia aérea espanhola Albastar com a jovem Jennie Berry, uma ativista de direitos dos portadores de deficiência que mantém um site sobre o assunto.

Em um vídeo que já foi visto mais de cinco milhões de vezes no TikTok, Berry alegou que um dos comissários de bordo do voo lhe disse que ela deveria usar uma fralda em vez de ser ajudada a usar o banheiro. Viajante experiente, que costuma compartilhar vídeos no TikTok e no Instagram, a moça sabia que a realidade não deveria ser essa.

Para causar impacto e conscientizar, ela decidiu se arrastar até o banheiro e filmar toda a situação (vídeo disponível abairo). O alto nível de engajamento nas redes e comentários ao seu favor, mostram que Berry conseguiu seu objetivo com a publicação, embora da maneira mais difícil.

@wheelie_good_life

Here’s how I had to get to the toilet on my recent Albastar Airlines flight. They told me I should wear a nappy and wee in my seat instead of having an aisle chair onboard…

♬ original sound – Jennie Berry

O relato

Segundo seu relato, o incidente aconteceu quando saiu de férias com seu parceiro e outros membros da família em um voo operado pela companhia aérea espanhola Albastar. As coisas começaram bem e Berry foi levada para a aeronave e colocada em uma cadeira especial projetada para caber no corredor estreito de um avião.

Mas neste ponto, as coisas rapidamente começaram a mudar. Berry diz que a companhia aérea primeiro se recusou a acomodá-la na frente da aeronave e perto de um banheiro, apesar de os assentos estarem disponíveis. Depois, lhe disseram que a aeronave não estava equipada com uma cadeira de rodas a bordo, caso ela precisasse ir ao banheiro.

Um membro da tripulação teria alegado que Berry poderia usar uma fralda para evitar ir ao toalete no meio do voo e se recusou a acompanhá-la quando ela pediu ajuda. No ato seguinte, um membro da família filma Berry enquanto ela se arrasta para a frente da aeronave, usando os assentos de cada lado dela como apoios. 

A tripulação de cabine pode ser vista ao fundo continuando a servir lanches do carrinho como se nada estivesse acontecendo. Em nota posterior, a Albastar pediu desculpas e informou que está investigando o incidente com rigor para que não aconteça novamente.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile