Início Acidentes e Incidentes

Passageira do helicóptero que sumiu a caminho do litoral paulista enviou vídeo mostrando visibilidade ruim no voo

Um helicóptero está desaparecido desde ontem, 31 de dezembro, quando voava rumo ao litoral norte de São Paulo, e a Força Aérea Brasileira (FAB) realiza buscas pela aeronave.

SC-105 Amazonas, modelo que realiza as buscas – Foto: Sgt. Johnson – FAB

Informações preliminares dão conta que o helicóptero desapareceu na tarde do domingo, próximo da Represa de Paraibuna, entre o Vale do Paraíba e o litoral norte paulista. Segundo o g1, o helicóptero desaparecido é o Robinson R44 de matrícula PR-HDB.

Uma aeronave SC-105 Amazonas (Airbus C295 Persuader) da Força Aérea Brasileira, especifica para Busca e Salvamento, foi deslocada de Campo Grande para a região e fez sobrevoos na tarde desta segunda-feira, 1º de janeiro.

De matrícula FAB6552, o avião sobrevoou as regiões de Caraguatatuba, São Benedito e parte da Serra do Mar, antes de seguir para pouso em São José dos Campos, realizado às 18h00.

O g1 informa que a bordo estavam, além do piloto, três passageiros, sendo uma mulher de 45 anos e sua filha de 20 anos, que foram convidadas para o voo pelo outro passageiro, que seria amigo do piloto.

O helicóptero decolou do Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo (SP), às 13h15, e tinha como destino Ilhabela, no litoral paulista. Antes do desaparecimento, por volta das 14h00, um vídeo enviado pela jovem a bordo para seu namorado mostrava que a visibilidade estava ruim durante o voo:

Porém, é importante ressaltar, ainda é precipitado fazer qualquer afirmação sobre relação entre o conteúdo do vídeo e o desaparecimento do helicóptero, sendo necessário aguardar pela investigação.

Até o final da tarde desta segunda-feira, ainda não havia sido encontrado nenhum sinal da aeronave. A Força Aérea Brasileira enviou nota sobre o assunto:

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que foi notificada a respeito do desaparecimento de um helicóptero, de matrícula PR-HDB, no litoral de São Paulo (SP). Uma aeronave SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação – Esquadrão Pelicano – (2°/10° GAV), foi acionada na madrugada desta segunda-feira (01/01) para iniciar as buscas na região. Os voos perduraram-se ao longo de todo o dia. Até o momento, a aeronave não foi localizada. A fim de continuidade às buscas, coordenadas pelo SALVAERO, a aeronave militar decolará novamente na madrugada desta terça-feira (02/01).

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Sair da versão mobile