Passageira filma chamas sendo emitidas pelo avião logo após deixar o solo

Cena do vídeo apresentado abaixo

Uma passageira que filmava a decolagem de seu voo acabou por registrar o momento em que um Boeing 737 emitiu chamas por seu motor esquerdo nos momentos iniciais da subida do avião.

A gravação, feita no voo XQ-7617, para Antalya, pode ser vista novamente no player a seguir:

A situação vista nas cenas acima ocorreu após a decolagem pela pista 21 do Aeroporto Van Ferit Melen (VAN), na Turquia. A aeronave envolvida foi o Boeing 737-800 registrado sob a matrícula TC-SUU, operado pela companhia aérea SunExpress.

O incidente ocorreu a cerca de 5.000 pés de altitude, mas a aeronave ainda subiu até 13.000 pés, com um breve padrão de espera em voo, antes dos pilotos iniciarem o retorno ao aeroporto VAN, para um pouso seguro.

Imgem: FlightRadar24

As chamas foram emitidas porque o motor sofreu um estol de compressor. Trata-se de um problema com o fluxo normal de ar através do motor, que pode ser gerado por diversos fatores, como uma ingestão de ave, uma falha técnica de algum componente, entre outros.

A aeronave continua no solo até a publicação desta matéria, 24 horas após o pouso.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias