Início Regulamentação

Passageira pede para levar cachorro solto na cabine de voo da Latam, mas Justiça diz que “não”

A 20ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) concedeu o efeito suspensivo ao agravo de instrumento da LATAM Airlines Brasil, para suspender os efeitos da decisão liminar que determinava o embarque de cão de apoio emocional, da raça SRD, em voo internacional de São Paulo a Barcelona, previsto para o dia 2 de maio de 2024.

A autora e tutora pretendia dispensar a caixa de transporte, o que colocaria em risco a saúde e a integridade física dos tripulantes, passageiros e do próprio animal.

Segundo o  Relator do agravo, um perigo de dano a ser considerado na disputa era a segurança do voo, sendo que na sua opinião faltaram fundamentos jurídicos da parte Autora da ação para sustentar o pleito.

Ele  citou  o art. 4, da Portaria 12.307/2023, da Agência Nacional de Aviação (ANAC),  que prevê  o transporte de animal na cabine de passageiros ou compartimento de bagagem ou carga da aeronave desde que observadas as regulamentações específicas de segurança operacional e segurança da aviação civil da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Em sua decisão, o  Desembargador Rebello Pinho  destacou, ainda que o transporte aéreo de animais de apoio emocional na cabine de passageiros do avião, em rotas internacionais, só é permitido em países que reconhecem legalmente o conceito de animal de apoio emocional, caso do México e Colômbia, devendo os animais serem acomodados em caixas de transporte aos pés do passageiro ou debaixo do assento  dianteiro,  sem obstruir corredores ou saídas de emergência.

No Brasil, o transporte de animais na cabine do avião somente é permitido dentro de  bolsa ou caixa de transporte, devendo o animal permanecer na caixa ao longo do voo por questões de segurança.

A defesa da LATAM foi patrocinada pelo escritório Lee, Brock, Camargo Advogados. Comarca – 4ª Vara Civil do Foro Regional do  Jabaquara. Processo 2115995-90.2024.8.260000.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.