Passageiro acaba expulso de voo doméstico com base em uma regra que não existe

Foto por philipus via Deposit Photos (sob licença)

Uma política não publicada da American Airlines foi usada para barrar o embarque de um homem na área do portão no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no Texas (EUA). Segundo o homem, identificado como Liran Hirschkorn, ele foi barrado do voo por sua gravação com um celular, depois de ter tentado embarcar com duas malas de mão.

Ele disse num vídeo publicado no TikTok que juntou todos seus itens em um único volume, mas foi obrigado a despachar a bagagem devido ao tamanho do volume. Ele não concordou e iniciou uma disputa com a agente do portão e a supervisora da empresa aérea. Tudo foi gravado pelo rapaz.

Irritada com a gravação, a supervisora da empresa aérea decidiu então proibir o homem de embarcar, chamando sua gravação de “violação” e acusando-o de gravar outro funcionário sem autorização. A polícia foi chamada e verificou que não era ilegal registrar os funcionários e disse que era permitido ao homem gravar em um lugar público.

@liranhirschkorn @American Airlines will kick you off a flight without explanation. Ive taken 100s of flights in the last few years and never had an flying with delta. Please share. #americanairlines #kickedoffmyflight ♬ original sound – Liran Hirschkorn

Não adiantou, pois a supervisora da empresa seguiu recusando seu embarque e o forçou a procurar outra empresa aérea. O rapaz assim o fez, mas não esclareceu se pretende processar a empresa aérea por conta do que aconteceu.

Esse incidente levanta questões sobre como tudo começou e sobre o que de fato aconteceu. Pode-se argumentar que o homem foi rude e quis ser esperto, mas isso não justifica a proibição de gravação e o impedimento de embarque, o que foi corroborado pela polícia.

Além disso, é importante lembrar que as pessoas têm o direito de registrar imagens ou vídeos em um aeroporto.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias