Passageiro em voo para a Rússia mostra cena pós-apocalíptica de estar sozinho no avião

Foto de Dmitriy Pichugin, via Wikimedia

Depois que o presidente russo Vladimir Putin decretou a mobilização parcial dos homens em idade militar do seu país, na última semana, que pode levar ao alistamento obrigatório de milhares de reservistas, houve uma corrida por voos saindo da Rússia. Por outro lado, não há muitas pessoas querendo voar para o território russo agora. Assim, os aviões estão cheios em uma direção e vazios na outra.

Com sanções e espaços aéreos fechados, o escopo dos serviços aéreos internacionais de e para a Rússia hoje é, principalmente, limitado a voos com o Azerbaijão, Armênia, Bielorrússia, Quirguistão, Emirados Árabes Unidos, Tajiquistão, Turquia e Uzbequistão. 

Num exemplo importante do momento atual pelo qual vive o mundo, um passageiro se filmou (ver abaixo) viajando sozinho com uma criança a bordo de um voo S7 para a Rússia. A cena, que foi comum durante a pandemia, na medida em que fronteiras estiveram fechadas mundo afora, se repetiu agora.

Normalmente, viajar sozinho em um avião carrega uma conotação totalmente diferente, como se fosse uma sensação especial de ter o espaço totalmente para si, numa viagem privada e com a tripulação cuidando de ninguém mais além de você. 

No entanto, o contexto agora é diferente, com tantas sanções e bloqueios, os principais mercados das empresas aéreas russas estão atualmente fechados para voos e outros mercados de menor apelo, mantidos por questão de conectividade, levam a cenas como a vista acima.

De toda maneira, a verdade é que o contexto relatado acima também pôde ser notado em viagens terrestres. Como exemplo disso, um vídeo (abaixo), mostrou a fila de veículos tentando deixar a Rússia pela fronteira com a Geórgia. O mesmo também foi registrado em outras bordas terrestres do maior país do mundo, depois do anúncio de Putin na semana passada.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias