Início Variedades

Passageiro liga para a polícia após avião demorar para decolar “por estar muito pesado”

Um passageiro norte-americano ligou para o 911, número de emergências, para ser libertado de aeronave após três horas de atraso na pista. O fato ocorreu com a American Airlines, que passava por vários dias operacionais problemáticos no começo de junho, lutando contra tempestades ao redor de Dallas e com uma reserva de tripulação beirando o limite.

No domingo, dia 2 de junho, à noite, um passageiro preso no solo em um avião por três horas (não foi detalhado em que aeroporto o jato ficou retido), relatou que foi forçado “a ligar para o 911 para que alguém nos ajudasse a sair do avião“. No entanto, o 911 disse que não poderia fazer nada. Sua gravação do anúncio do comandante em seu voo foi visto cerca de 3 milhões de vezes.

Na mensagem, publicada na rede social X (antigo Twitter), o passageiro diz que a tripulação avisou a todos a bordo sobre um suposto problema de sobrepreso na aeronave, que impediria um pouso em Dallas e que, por isso, teriam que esperar. Minutos depois, o piloto teria dito que fariam uma outra rota após a decolagem para “queimar combustível”.

Ainda que a justificativa do piloto (ou o que o passageiro entendeu) faça pouco sentido, a história compartilhada ressoou nos EUA porque foi um enredo do episódio 10 da terceira temporada da séria “L.A. Law–”The Plane Mutiny”.

No entanto, o celular já “salvou” passageiros a bordo. Em 1999, por exemplo, um homem com um celular em um voo atrasado tornou-se um herói para 198 passageiros a bordo do voo Northwest Airlines 1829. Isso porque o voo foi desviado e, no dia seguinte ficou parado no pátio em Detroit por 7 horas. Os banheiros transbordaram, a comida e a água acabaram, e os passageiros ameaçaram abrir uma porta de emergência.

Um passageiro descobriu como ligar para o CEO da Northwest. A esposa de John Dasburg atendeu. Eventualmente, o aparelho foi passado ao comandante, que falou diretamente com o CEO, e conseguiram um portão e todos finalmente conseguiram sair da aeronave.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.