Passageiro retirado de voo é preso após enviar ameaça de bomba via AirDrop do IPhone

Um voo doméstico da American Airlines entre o aeroporto Dallas-Fort Worth e Albuquerque (ABQ), em outubro de 2022, teve que desviar para um pouso emergencial, depois que um homem de 35 anos, conhecido como Keith Deimer, enviou uma ameaça de bomba a outros passageiros no avião usando o recurso AirDrop do seu iPhone.

Um vídeo de 48 minutos filmado usando uma câmera corporal de um policial no momento da abordagem e prisão de Diemer foi carregado na última semana por um canal do YouTube que fornece cobertura sobre vários assuntos policiais nos Estados Unidos.

O vídeo mostra a ação da polícia, quando embarca na aeronave, pedindo aos passageiros para colocarem as mãos sobre a cabeça e localizando Deimer – que estava sentado no assento 17F – dizendo a ele para se levantar e se entregar.

Depois que Deimer foi escoltado para fora do avião, algemado e levado para dentro da viatura policial, os passageiros tiveram que evacuar a aeronave para que a polícia inspecionasse o avião. Como nenhum material explosivo foi encontrado, Diemer foi preso sob a acusação de difamação e embustes. Se condenado, ele terá que enfrentar uma sentença máxima de cinco anos de prisão pelas acusações federais.

Ainda que AirDrop seja um recurso bastante popular que torna possível compartilhar e aceitar arquivos sem fio e sem ter o destinatário nos contatos, é importante lembrar que suas mensagens podem ser rastreadas. Mesmo se usuários deletem ou não sejam detidos, arquivos e fotos enviados usando o recurso AirDrop podem ser usados como prova em caso de investigação.

O incidente no voo AA-928 mostra que o envio de mensagens ofensivas ou ameaças de bomba não passarão despercebidas e devem ser tratadas de forma apropriada com as autoridades competentes.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias