Passageiro usa de truque e erro de empresa aérea para conseguir 58 voos de graça

Um advogado está no centro de uma batalha legal com a companhia aérea Jetstar, após descobrir e explorar uma brecha na promoção “Volta Grátis” da empresa, que o permitiu reservar 58 voos sem nenhum custo.

Como informa o NY Post, Tyrone Barugh comprou uma passagem de Auckland para Sydney por 171 dólares, recebendo a passagem de volta gratuitamente como parte da promoção. Após o cancelamento do voo de ida, ele recebeu um crédito da Jetstar como reembolso, mantendo o voo de volta gratuito e utilizando o crédito para reservar outro voo. Barugh repetiu esse processo mais 57 vezes.

Barugh afirmou que não tinha a intenção de usar nenhum dos voos, mas sim esperava receber um acordo da Jetstar. Ele encaminhou o caso para o Tribunal de Disputas da Nova Zelândia, alegando que também tem direito a um reembolso dos impostos devidos sobre os voos, que somam cerca de 2.971 dólares, devido a uma combinação de legislação australiana e políticas da Jetstar.

Em declarações ao news.com.au, Barugh revelou que a Jetstar alegou que suas intenções ao levar o caso ao tribunal não eram as mais “santas”. Ele rebateu dizendo que a companhia aérea também não atua com as “intenções mais santas”, pois seus termos e condições são projetados para, na visão dele, evitar o compromisso com os clientes e limitar a responsabilidade perante eles.

Com um espírito bem-humorado sobre o caso, ele afirmou que se contentaria com um pequeno crédito de voo e um brinquedo de avião como acordo. “Existe um espírito de travessura“, destacou.

Enquanto isso, um porta-voz da Jetstar se recusou a comentar. “Como se trata de um assunto em análise pelo tribunal, não faremos nenhum comentário“, afirmou a empresa em comunicado à news.com.au. O caso voltará ao tribunal na próxima semana.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias