Início Variedades

Passageiros entram em confronto físico por causa do controle da ventilação de ar acima dos assentos

Na companhia aérea japonesa de baixo custo Zipair, uma briga aparentemente banal tomou conta do voo ao ponto de um passageiro agredir o outro a socos. A discussão começou por causa de uma ventilação de ar acima dos assentos.

O passageiro que estava na poltrona da janela queria abrir a ventilação e o homem no corredor queria que ela permanecesse fechada. Irritado, o segundo homem bateu na mão do primeiro e depois lançou um soco contra ele.

Por fim, uma comissária de bordo do Boeing 787 se aproximou e sugeriu que ambos fossem separados ou retirados do avião, segundo a pessoa que compartilhou o vídeo testemunhou.

É surpreendente que a agressão física e a confusão não tenham levado à intervenção policial imediata, tendo em vista que a situação poderia piorar durante o voo e provocar um desvio de rota. Contudo, observa-se que o avião parecia estar poucos ocupado e os dois passageiros envolvidos na briga puderam ser apartados.

Em geral, caberá a cada passageiro controlar a ventilação de ar sobre o seu próprio assento. A confusão, no entanto, parece ter começado por causa da ventilação de ar sobre o assento vazio entre eles. Essa situação deveria ser resolvida por meio de um acordo.

Vale destacar que a saída de ar costuma ser regulável, de modo que o fluxo de ar possa ser direcionado para um passageiro e não para o outro. Esse deveria ter sido o procedimento adotado na situação. Se um acordo não conseguir ser alcançado, a atitude correta seria chamar um comissário de bordo para fazer a decisão final sobre a ventilação, para evitar qualquer tipo de conflito.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.