Passageiros fazem ‘ameaça de bomba’ usando rede Wi-Fi, acabam expulsos de voo e presos

Dois passageiros foram retirados de um voo após terem feito uma “ameaça” utilizando a rede pessoal de Wi-Fi de seus celulares, o chamado hotspot.

E175 Delta Connection SkyWest Passageiros
Embraer E175 da Delta Connection

O caso aconteceu em Detroit, principal cidade do estado americano do Michigan, em um voo da tercerizada GoJet Airlines, que opera em nome da Delta Connection. A polícia do aeroporto foi chamada para retirar dois passageiros do voo por ameaça à segurança.

Como aconteceu?

Tudo começou quando a tripulação fechou as portas da aeronave num voo que já estava atrasado devido à neve. O avião em questão era um Embraer E175.

A tripulação fez um speech informando que todos os celulares deveriam estar em modo avião e, portanto, redes wi-fi deveriam ser desligadas. Para assegurar que o procedimento havia sido cumprido, os comissários pegaram seus celulares pessoais e viram se havia algum hotspot ativo.

O modo hotspot é uma função nos smarthphones modernos que permite que a rede de dados local (3G, 4G ou LTE) seja utilizada para criar uma rede sem fio Wi-Fi, transformando o celular num modem.

Mesmo após o anúncio inicial, os hotspots continuaram ativos. Com isso, novamente os comissários pediram para que se desligassem, e nada foi feito.

Quando checaram pela terceira vez, viram que um hotspot (que aparece com um símbolo diferente das redes Wi-Fi tradicionais) estava com o nome “Detonador Remoto”. Certamente foi uma brincadeira de mal gosto de algum passageiro, usando-se da funcionalidade que permite mudar o nome da rede com alguns cliques.

Transformou-se numa ameaça a bomba

Com receio de algo pior e por terem passageiros violando as normas de segurança, a tripulação chamou a polícia local, que cercou a aeronave com 10 viaturas, dada a (agora) suposta ameaça de bomba. Em seguida, todos os passageiros foram revistados e os dois “engraçadinhos” foram localizados e removidos da aeronave.

Só cinco horas depois, devido à ocorrência a bordo e a neve, a aeronave conseguiu decolar para Montreal, no Canadá. A Delta não se pronunciou sobre o assunto.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias