Passageiros passam perrengue após avião decolar, voar 9 horas e não chegar a lugar nenhum

Os passageiros de um voo da British Airways saindo de Londres-Heathrow com destino a Houston ficaram presos em uma longa jornada aérea sem chegar a lugar algum na última segunda-feira, 10 de junho. Os pilotos decidiram retornar à capital britânica quando a aeronave já havia alcançado o território norte-americano, após mais de 4 horas de voo.

O Boeing 787-9 Dreamliner, com capacidade para até 216 passageiros, retrilhou seu caminho pelo Oceano Atlântico e aterrissou exatamente onde havia saído, o Aeroporto de Londres-Heathrow, por volta das 19h, como mostra o rastreamento do voo disponível no histórico da plataforma Radarbox.

Em comparação, o tempo de viagem até Houston seria de apenas 30 a 40 minutos a mais em relação ao tempo que o voo para “lugar nenhum” levou, aproximadamente nove horas. Os passageiros e a tripulação passaram o dia inteiro a bordo do voo BA-195 que partiu antes das 9 horas da manhã e nada conseguiram ao final do dia.

Entende-se que foi detectado um problema técnico com um dos motores Rolls-Royce da aeronave quando esta se aproximava de Newfoundland, no Canadá. A questão não apresentava um risco imediato à segurança, mas exigiria inspeção e possíveis trabalhos de engenharia.

Em vez de prosseguir para Houston ou desviar para outro aeroporto dos EUA onde a British Airways tem recursos limitados de engenharia, a companhia ordenou que a aeronave retornasse a Heathrow, onde existe uma base de manutenção da British Airways. Como resultado, os passageiros tiveram que ser alocados em outro voo posterior para chegar ao destino com um dia de atraso.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias