Início Acidentes e Incidentes

Passageiros passam perrengue após avião voar por 11 horas e não chegar a lugar nenhum

Passageiros que estavam a bordo do que deveria ter sido um voo rotineiro de Londres para Hong Kong passaram voando 11 horas até lugar nenhum após o Boeing 777-200 em que estavam retornar de volta para Londres, cinco horas após o início do voo, quando sobrevoava o Turcomenistão.

Como resultado, os passageiros acabaram permanecendo a bordo por apenas uma hora a menos do que levaria para voar até Hong Kong, mas chegaram de volta exatamente de onde saíram, no dia 29 de junho, sábado.

O voo BA-31 da British Airways partiu do Aeroporto de Heathrow, em Londres, com quase duas horas de atraso na noite de sábado e estava voando a cerca de 35.000 pés quando foi detectado um problema técnico no avião, segundo relatos. Em vez de desviar para um aeroporto alternativo ou continuar para Hong Kong, a companhia aérea decidiu dar meia-volta e levar o avião de volta para a sua base principal.

Segundo a ferramenta de rastreamento de voos Radarbox, tratou-se da aeronave de matrícula G-YMMI, a mesma que também esteve envolvida em outro incidente recente. Em novembro passado, o avião estava programado para voar de Heathrow para Doha quando os pilotos relataram fumaça a bordo pouco depois da decolagem, forçando um retorno de emergência e uma resposta de emergência.

Complementando a informação de retornos inusitados do voo BA-31, no dia seguinte ao incidente relatado acima, em 30 de junho, o mesmo voo teve que ser desviado para Budapeste devido a uma emergência médica a bordo.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.