Início Aeroportos

Passagem baixa de jatinho chama atenção no Aeroporto de Congonhas com o piloto pedindo “brilho 4”

Uma das 4 passagens baixas mostrados no vídeo apresentado abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

No final da manhã de ontem, 10 de março, a operação de um jato especial chamou atenção de quem assistia às imagens da transmissão ao vivo do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), acompanhadas das comunicações da frequência da Torre de Controle.

O vídeo a seguir mostra 4 passagens baixas feitas pela aeronave, a partir do final da manhã do domingo, no aeroporto central paulista. Abaixo da gravação, leia mais detalhes sobre este voo:

Como visto nas cenas acima, captadas pela câmera ao vivo do canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube, o avião em questão era um Hawker IU-93A operando sob a identificação “GEIV cinco três”, ou seja, o equipamento de matrícula FAB 6053 do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) da Força Aérea Brasileira (FAB).

As aeronaves do GEIV são modelos de jatos executivos das fabricantes Embraer e da Hawker, porém, altamente modificados com equipamentos e sensores para realização de aferições e calibrações de instrumentos de navegação aérea, para garantir a precisão e, por consequência, a segurança da navegação aérea brasileira.

Conforme as comunicações que acompanham o vídeo, enquanto a aeronave do GEIV era conduzida pela trajetória de aproximação de pouso no Aeroporto de Congonhas, o piloto solicitava mudanças na intensidade do brilho das luzes do sistema de Indicação de Trajetória de Aproximação de Precisão (PAPI, na sigla em inglês).

No caso da primeira passagem baixa, houve uma dificuldade de comunicação, pois o controlador de tráfego aéreo precisou fornecer instruções a outro avião no momento em que o jato especial da Força Aérea fazia a aproximação, o que impediu que ele ouvisse a tempo o pedido de mudança para o brilho de intensidade 4.

Na segunda passagem, o piloto do GEIV já deixou previamente coordenado que o controlador e os demais pilotos evitassem, conforme possível, a utilização da frequência de comunicação durante o procedimento.

É interessante notar que o avião não realiza apenas passagens no alinhamento da pista, mas também deslocado lateralmente em relação a ela, passando sobre os gramados, para realizar a aferição dos instrumentos do aeroporto (as luzes do PAPI, por exemplo, ficam no gramado, como mostradas em um trecho do vídeo acima, próximas às caminhonetes).

A imagem a seguir mostra o rastreamento completo do voo do FAB 6053 no domingo:

Imagem: RadarBox

Mais informações sobre o GEIV, que no mês passado completou 65 anos de sua primeira inspeção em voo, podem ser lidas clicando neste link ou no título logo abaixo.

Sair da versão mobile