Pela 10ª vez, o Aeroporto de Aracaju apresenta novo crescimento na movimentação

Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria – Imagem: Aena

Pelo décimo primeiro mês consecutivo, o Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria, em Sergipe, apresenta crescimento no número de embarques e desembarques. De acordo com dados publicados pela Aena Brasil na manhã da última quinta-feira (14), o mês de novembro apresentou crescimento percentual de 4,2% em comparação com o mês de outubro de 2022.

Nos demais aeroportos administrados pela empresa na região Nordeste, os percentuais foram os seguintes: Recife/PE (+11,6%); Maceió/AL (-0,6%); João Pessoa/PB (+12,8%); Juazeiro do Norte/RN (-4,2%); e Campina Grande/PB (+258,9%).

Com os números de novembro consolidados, o Aeroporto de Aracaju registra um crescimento de 22,25% no acumulado do ano, em relação a 2022. O montante dos 11 meses de 2022 apresentou um fluxo de 866.542 passageiros, enquanto que em 2023 o número cresceu para 1.059.354, representando um acréscimo de 192.812 passageiros.

Na série histórica de 2023, é o décimo primeiro mês consecutivo que o Aeroporto de Aracaju registra aumento no fluxo de passageiros, quando comparado aos mesmos períodos do ano passado, conforme os percentuais a seguir: Janeiro (+15,6%); Fevereiro (+18,7%); Março (+26,4%); Abril (+25,7%); Maio (+27,5%); Junho (+38,6%); Julho (+29,9%); Agosto (+21,9%); Setembro (+21,1%); outubro(+22,1%); e novembro (4,2%).

Ao analisar os números, o secretário Jorge Fraga faz considerações sobre a retirada de voos da GOL Linhas Aéreas, com reflexos imediatos na movimentação de novembro. “A oferta de voos para a Aracaju sempre foi pequena e com retirada de voos, o cenário que era ruim ficou muito ruim, mas o governador Fábio Mitidieri atuou rapidamente e além de voos recompostos, haverá ampliação, o que nos deixa otimistas com relação a movimentação de dezembro”, explica o gestor.

“Em novembro de 2022 o movimento foi de 89.289 passageiros, enquanto que em 2023, com a retirada de voos, conseguimos superar os números absolutos com 93.076 passageiros, então devemos considerar essa capacidade de recuperação e também de visibilidade que nossa cidade está tendo no mercado, a partir da ampla divulgação que estamos fazendo em todas as regiões do país”, acrescenta Jorge Fraga.

O secretário do Turismo chama a atenção para a união de esforços entre poder público e iniciativa privada para os bons resultados apresentados no fluxo de passageiros no Aeroporto de Aracaju. “É preciso enaltecer o esforço conjunto entre a Prefeitura de Aracaju e Governo de Sergipe, além de parcerias com entidades do trade turístico, como a ABIH, ABRASEL, SINGTUR, ABAV, Sistema Fecomércio-Sesc-Senac e grupos empresariais como a Energisa, Celi, Maratá e tantos outros que têm sido parceiros da Prefeitura de Aracaju em vários eventos de sucesso”, destaca Jorge Fraga.

Outro fator citado pelo gestor para a boa performance são os investimentos feitos pela Aena Brasil na modernização do Aeroporto de Aracaju, bem como a realização de grandes eventos no Centro de Convenções AM Malls Sergipe, que conquistou, recentemente, o Prêmio Caio, uma das principais premiações do setor de eventos no Brasil. “O Centro de Convenções AM Malls Sergipe ficou entre os três melhores Centros de Convenções de Pequeno / Médio Porte do Nordeste e isso é resultado do intenso trabalho de Rafaella Mamede e toda sua equipe na captação de eventos, tenho certeza que outros prêmios virão”, afirma o secretário Jorge Fraga.

Informações da Prefeitura de Aracaju

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias