
A concessionária Motiva informa hoje que o primeiro Spotter Day realizado no Aeroporto Internacional de Navegantes, em Santa Catarina, reuniu, no sábado (29), fotógrafos e apaixonados por aviação de diferentes regiões.
Participantes de cidades como Timbó, Guabiruba, Florianópolis e Rio dos Cedros, em Santa Catarina, além de Curitiba, no Paraná, e Belo Horizonte, em Minas Gerais, foram até Navegantes para acompanhar de perto a movimentação das aeronaves e registrar imagens de ângulos normalmente restritos ao público.
A atividade foi realizada dentro da área operacional do aeroporto, com acompanhamento das equipes e seguindo os protocolos de segurança.
Entre os participantes estava Ricardo Morgan, jornalista e spotter desde 2020, que saiu de Belo Horizonte para participar da atividade. O vídeo apresentado acima foi publicado por ele em seu canal no YouTube. Esta foi a sétima edição de Spotter Day da qual ele participa e a primeira vez em Navegantes.
A paixão pela aviação, que começou ainda na infância, ganhou força durante a pandemia, quando ele passou a fotografar aeronaves que via pela janela de casa. Desde então, a fotografia se transformou em uma forma de acompanhar de perto o universo que sempre despertou seu interesse.
“Eu gosto muito da operação aeroportuária. Acho muito legal a organização que tem para atendimento de uma aeronave, a organização que tem quando acontece alguma coisa no aeroporto. Está todo mundo precavido para resolver todas as situações. E outro detalhe da aviação que eu gosto como spotter é óbvio: é sentir o cheiro do querosene, o barulho dos motores, sentir essa vibração da aviação. De perto, igual a gente está aqui no aeroporto, colado nos aviões, é muito bom e satisfatório”, disse Morgan.
Para Luana Cassol, a participação no Spotter Day representa uma etapa ainda mais recente dessa aproximação com a aviação. No início deste ano, começou a estudar para trabalhar como comissária de bordo, mas o contato com a área despertou novos planos: agora, também se prepara para iniciar a formação prática como piloto.
“Na aviação eu iniciei no começo do ano, com o curso de comissário de bordo, totalmente voltada a um pequeno sonho. Quando eu me vi, eu estava fazendo o de piloto e agora estou me preparando para as aulas práticas. Então está sendo muito legal estar aqui, é muito gratificante, muito especial”, relatou Cassol.
A experiência também aproximou pessoas que já atuam há anos no setor. Morador de Florianópolis, Rodrigo Carvalho trabalha com aviação há 17 anos e participou pela primeira vez de um Spotter Day. Além de aproveitar a oportunidade para conhecer os bastidores do aeroporto, ele levou para o evento uma pauta que faz parte de seu trabalho: ampliar a presença e as possibilidades para mulheres dentro da aviação. Há cerca de um ano e meio, Rodrigo desenvolve o projeto Mulheres no Controle, que promove ações e visitas técnicas para aproximar o público feminino de diferentes áreas do setor.
“Eu encontrei mulheres que tinham o mesmo sonho de se tornar pilotos, comissários, mecânicos, mas não tinham informação ou encontravam diversas barreiras. O Mulheres no Controle visa justamente aproximar o público feminino da aviação, seja você com o sonho de ser piloto, comissário, mecânico ou nos bastidores, na área operacional de aeródromo”, explicou Carvalho.
A presença de visitantes em uma área operacional exige uma preparação diferente de um evento convencional. Antes de terem acesso aos pontos destinados à atividade, os participantes receberam orientações sobre circulação e segurança, com informações sobre as áreas que não poderiam ser acessadas e os cuidados necessários para não interferir na operação das aeronaves.
De acordo com Ricardo Ouriques, da área de Safety, o trabalho envolveu o engajamento das equipes e um briefing inicial com os participantes. A orientação foi especialmente importante porque o grupo reunia tanto pessoas experientes quanto participantes que estavam tendo o primeiro contato com esse tipo de atividade.
“Tivemos o engajamento da nossa equipe para proporcionar a segurança aos nossos participantes. Fizemos um briefing inicial mostrando as áreas que as pessoas não podem adentrar, que devem garantir a segurança operacional deles e das aeronaves”, disse ele.
Jennifer Hau, também da área de Safety, explica que a realização do evento começou antes mesmo da chegada dos participantes, com uma análise de risco de segurança operacional e a definição de medidas para permitir a experiência sem impacto sobre a rotina do aeroporto.
“A gente precisa entender que existem limites para receber eles de uma forma adequada, sem impacto nas operações. Para isso, a gente faz uma análise de risco de segurança operacional e coloca medidas de segurança e medidas que podemos complementar para que eles possam fotografar, para que possam vivenciar esse evento com o máximo de segurança possível e as operações acontecerem de forma simples”, comentou a profissional.
A procura pelo evento também chamou a atenção da organização. Segundo Gabriel Bueno, analista de comunicação, foram quase 50 inscrições para as vagas disponíveis.
“A gente não imaginava que teríamos a procura que tivemos. A gente tinha 25 vagas, então o principal critério de seleção foi a pergunta do porquê você quer participar do Spotter Day. A gente identificou a paixão, que é a mesma paixão da gente que trabalha aqui no aeroporto. Trazer esse pessoal para cá, abrir a nossa área operacional para apaixonados pela aviação, assim como nós somos, é muito gratificante”, celebrou Bueno.
Mais do que oferecer novos ângulos para fotografar aeronaves, o encontro criou um espaço de troca entre pessoas que vivem diferentes momentos da relação com a aviação: desde quem transformou um hobby em uma atividade frequente até quem está começando a construir uma carreira no setor. Em Navegantes, a paixão que levou participantes de diferentes cidades até o aeroporto também aproximou o público de uma rotina que, no dia a dia, acontece atrás das áreas restritas do terminal.
Informações da Motiva





