Pela primeira vez, Lufthansa Cargo transporta motor de Airbus A350 a bordo de Boeing 777F

Imagem: Lufthansa Cargo

A Lufthansa Cargo realizou, pela primeira vez em sua história, o transporte de um motor Rolls-Royce Trent XWB no deck principal de um Boeing 777F. Este marco representa um avanço significativo na capacidade de transporte de carga da operadora.

O Trent XWB, uma peça de engenharia de grandes proporções, só pode ser transportado em duas partes separadas: o motor principal e o suporte do fan (ventilador) de entrada de ar. Esta operação apresentou um desafio logístico importante para a Lufthansa Cargo, uma vez que o motor completo ocupou um espaço considerável a bordo, exigindo o posicionamento de plataformas especiais.

Em colaboração com a Lufthansa Technik, a subsidiária de carga da companhia aérea já havia realizado um teste terrestre de transporte de um Trent XWB em 2016, o que ajudou a preparar o terreno para este marco histórico.

O sucesso desta operação foi viabilizado graças à colaboração com a Gies Gruppe, que facilitou a coordenação prévia ao transporte do motor. A equipe de rampa da Lufthansa Cargo desempenhou um papel fundamental ao posicionar a unidade para a viagem e descarregá-la com segurança em seu destino.

Imagem: Lufthansa Cargo

Trent XWB: O Coração do A350

O Rolls-Royce Trent XWB é o motor que impulsiona a frota global de aeronaves de fuselagem larga Airbus A350. Desde a sua seleção pelo fabricante europeu em julho de 2006, este motor tem sido um componente fundamental para a família de aeronaves A350.

Em 14 de junho de 2010, o motor TRENT XWB foi acionado pela primeira vez para testes em terra, marcando um marco em seu desenvolvimento. Posteriormente, em 18 de fevereiro de 2018, ele foi submetido a rigorosos testes em um Airbus A380, resultando em sua certificação em fevereiro de 2013.

Este motor possui um fan com 3 metros de diâmetro com 68 pás que capturam a quantidade necessária de ar para gerar uma faixa de impulso que varia de 84.200 a 97.000 libras. Além de sua potência, o Trent XWB é 15% mais eficiente do que seus predecessores, tornando-se peça fundamental na busca por uma aviação mais sustentável e eficiente.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias