Escassez de pilotos faz Turkish Airlines comprar 20 aviões monomotores domésticos

Foto: TUSAŞ

A Turkish Airlines Flight Training e a Turkish Aerospace Industries (TUSAŞ) assinaram um acordo para a produção de 20 aeronaves monomotores de treinamento de pilotos da maior companhia aérea da Turquia. A cerimônia de assinatura foi realizada na sede da Turkish Airlines em IStambul.

Na reunião, o presidente do conselho e comitê executivo da empresa aérea, Ahmet Bolat, observou que os dois lados já haviam assinado dezenas de contratos antes, mas que nunca haviam ficado tão entusiasmados como agora. Ele salientou que a Turkish Airlines precisaria de 11 mil pilotos nos próximos 10 anos, mas que a necessidade global seria de 300 mil.

Apontando para as necessidades de treinamento, Bolat afirmou: “Atualmente, treinamos 600 pilotos no total por ano. Nossa necessidade é uma média de 1000. Isso significa que precisamos de mais 400-500 pilotos treinando anualmente e que o gargalo são as aeronaves”. Ele disse que com este acordo, pretende-se adquirir 100 aviões no período de 10 anos.

O gerente geral da TUSAŞ, Temel Kotil, explicou que este acordo significa a entrada de sua empresa no campo civil e disse que o projeto e entrega das aeronaves deles será totalmente novo e original.

Ahmet Bolat destacou o papel importante desempenhado neste acordo e disse: “Será a primeira vez que uma aeronave para aviação doméstica e civil será produzida na Turquia. Como Turkish Airlines, estamos orgulhosos disso.”

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias