Pelo 2º mês seguido, aviação doméstica teve em junho de 2023 o maior número de passageiros em 8 anos

Assim como no mês passado, a aviação doméstica brasileira registra mais uma vez o melhor número de passageiros em 8 anos, mostrando a forte recuperação do segmento após os impactos da pandemia de Covid-19. A exceção fica com a demanda de voos internacionais, que ainda não ultrapassou os níveis de 2019.

Mercado Doméstico

Os dados de junho de 2023, apurados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e publicados nesta sexta-feira, 21 de julho, apontam que a demanda doméstica, medida por passageiros pagantes transportados vezes quilômetros voados (RPK), e a oferta de voos domésticos, aferida por assentos disponibilizados vezes quilômetros voados (ASK), se mantiveram acima dos patamares do período pré-pandemia.

O número de passageiros acompanhou a alta dos dados. Em junho deste ano, foram transportados 7,2 milhões de viajantes no mercado doméstico, maior resultado para o mês desde 2015, quando o total foi de 6,9 milhões.

Fonte: ANAC

A demanda (RPK) doméstica, em junho de 2023, foi 7,5% maior do que a registrada em junho de 2019. Já a oferta (ASK) representou aumento de 11,5% quando comparada ao mesmo período de 2019.

No acumulado do ano, o número de viajantes no mercado doméstico chegou a 43,8 milhões, alta de 15% em relação ao primeiro semestre de 2022. Já a demanda (RPK) acumula alta de 9,9% e a oferta (ASK), 9,5%.

Mercado Internacional 

 No mercado internacional, os indicadores de demanda (RPK) e oferta (ASK) ainda estão abaixo dos índices de junho de 2019, com queda de 11,3% e 12,5%, respectivamente, na comparação com o período pré-pandemia.

O número de passageiros transportados foi de 1,6 milhão, o que representa 84,3% da movimentação de 1,9 milhão em junho de 2019. Nos seis primeiros meses do ano, o número de viajantes totaliza 9,7 milhões.

Já no transporte de carga internacional, houve uma alta do índice em 9,5% quando comparado ao mesmo período de 2019.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias