Pelo clima, França aprova o banimento de vários voos domésticos

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Foto de Greenboost / Public domain

O governo francês aprovou na tarde de ontem (10) uma lei que proíbe voos domésticos de curta duração, que agora deverão ser feitos com trens. A medida faz parte do plano do governo em reduzir em 40% das emissões de CO2 até 2030. Para isso, o governo irá proibir rotas domésticas de avião que possam ser cumpridas em até 2 horas e 30 minutos caso o passageiro opte pelas ferrovias.

Com isso voos para cidades próximas a Paris, como Lyon, não poderão ser mais feitos, já que o trecho tem apenas 1 hora e 56 minutos (de trem). Ambientalistas queriam que a lei valesse para rotas de até 4 horas de trem, que incluiria a rota Paris – Bordeaux, mas a ideia não foi aprovada, segundo a Reuters.

A alegação do governo é que trechos tão curtos não valem o ganho de tempo dado pelo avião, e que o tempo no trem é um pouco maior (caso seja o TGV, que é um trem de altíssima velocidade), mas polui muito menos.

A lei agora vai para sanção do Presidente Macron, que já sinalizou a aprovação. Semanas atrás o mesmo governo aprovou a nova ajuda financeira à Air France, que também soa como uma compensação pelo banimento de alguns voos.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias