Piloto da Azul bate-boca com colega de jatinho de sertanejo durante pouso em aeroporto no Nordeste

Quando não há um sistema de controle de tráfego aéreo no aeroporto, os pilotos devem coordenar entre si. Este foi o cenário de um episódio que culminou em um confronto entre dois pilotos durante a aproximação para pouso no Aeroporto Dix Sept Rosado, em Mossoró, (RN), no dia 15 de junho.

Um dos pilotos comandava um ATR 72 da Azul Linhas Aéreas e o outro, um Cessna Citation Jet 2 plus, jato particular do sertanejo Murilo Huff. Ambos estavam se aproximando para o pouso no mesmo aeroporto, quase que simultaneamente.

Como o jato de Huff era mais rápido, ele acabou ultrapassando o avião comercial da Azul, que precisou diminuir a velocidade e realizar uma manobra para a esquerda, aguardando sua vez de pousar.

Após o pouso, o piloto Azul manifestou sua insatisfação e sugeriu que o impasse fosse resolvido no pátio do aeroporto. Ele alegava que, devido à altitude maior, precisava de mais tempo para pousar e que a velocidade superior do jato de Huff complicou a situação.

Em aeroportos de maior porte, controladores de voo costumam gerenciar essas situações, mas em Mossoró, onde não há controle aéreo, os pilotos são obrigados a coordenar entre si.

Dada a gravidade da discussão e a possibilidade de infrações regulatórias, o incidente pode até ser investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). O voo da Azul, que chegou a Mossoró com atraso, registrou um pouso fora do horário previsto devido ao ocorrido.

Segue abaixo um vídeo mostrando o embate entre os pilotos em plena frequência de rádio.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias