Piloto da esquadrilha italiana Frecce Tricolori morreu em acidente aéreo neste fim de semana

A Aeronáutica italiana expressou condolências pelo acidente envolvendo uma aeronave civil em que dois ocupantes perderam a vida no final da tarde do sábado, 29 de abril, entre eles o comandante Alessio Ghersi, piloto a serviço do 313º Grupo de Treinamento Acrobático “Frecce Tricolori”, a esquadrilha de demonstração aérea do país.

Segundo reporta a mídia italiana, o acidente ocorreu por volta das 18h30. Algumas testemunhas descreveram que viram a aeronave cair e logo surgir uma nuvem de fumaça.

O avião, registrado sob a matrícula I-8548, era um Alpi Aviation Pioneer 300. Ele havia decolado pouco antes, do campo de aviação Udine-Campoformido.

Pioneer 300 – Imagem: Alpi Aviation

O Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, General de Brigada Aérea Luca Goretti, em nome de toda a força armada, expressou seus sentimentos e apoio à esposa e aos dois filhos neste momento de profunda dor.

O comandante Ghersi, natural de Domodossola, ocupava atualmente a posição de Segundo Ala Direito, conhecido como “Pony 5”, dentro da formação da Frecce Tricolori.

Ele entrou na Aeronáutica em 2007. Após a escola de pilotagem, foi designado para a Quarta Ala de Grosseto, onde obteve a qualificação de piloto pronto-combate na aeronave Eurofighter, exercendo atividades de defesa aérea tanto a nível nacional como em missões da OTAN. Posteriormente, foi selecionado para a Frecce Tricolori.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias