Início Variedades

Piloto de avião Embraer evita desastre ambiental ao identificar um foco de incêndio enquanto voava

Um piloto de jato Embraer E2 da KLM Cityhopper fez a diferença ao detectar um novo foco de incêndio florestal enquanto voava e relatá-lo às autoridades, evitando uma tragédia. O caso foi relatado pela imprensa holandesa, que ressaltou a importância dos pilotos para além de voar as aeronaves com segurança.

Enquanto a aeronave sobrevoava Wijk aan Zee, a tripulação descobriu chamas numa região de campos de duna. Este incêndio, sensibilizando o alteroso piloto, rapidamente chamou a atenção. Ele, então, não hesitou e contatou a torre de Schiphol para avisar e ali começaram os preparativos, com pagers, sirenes e helicópteros para apoiar no combate ao incêndio.

O caos organizado que se seguiu, embora ágil e controlado, não foi suficiente para salvar algumas áreas do terreno, mas as autoridades se disseram aliviadas por este incêndio não ter sido tão grandioso quanto poderia.

As autoridades garantiram que, às 18h15, o fogo já estava sob controle; no entanto, as horas se seguiram para uma completa eliminação. No dia seguinte às chamas, uma equipe policial investigou o local. A análise forense, resultou em suspeitas de incêndio criminoso, embora nada mais tenha sido divulgado.

Se não fosse pela rápida notificação do piloto, o desastre podia ter devastado áreas muito maiores. Por isso se reconhece o seu papel chave no controle da situação. A imprensa não divulgou o nome do piloto.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile