Início Variedades

Piloto de caça emparelha com avião e dá “tchauzinho” para o Papa

Durante as celebrações da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, concluída no começo deste mês, a Força Aérea Portuguesa foi responsável por escoltar o Papa Francisco na chegada e na saída do pontífice do território português.

Na chegada a Portugal, o Sumo Pontífice foi recebido no Aeródromo de Transito N.º 1, por várias altas autoridades, entre as quais o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Primeiro-Ministro, António Costa. Durante o desembarque percorreu-se a Guarda de Honra de 11 alunos da Academia da Força Aérea.

Nos cinco dias da Jornada Mundial da Juventude, a Força Aérea Portuguesa cumpriu com a responsabilidade de garantir o transporte do Papa Francisco e o acompanhamento aéreo exigido para estes momentos, empenhando inúmeros militares e meios aéreos para assegurar a segurança. Tais medidas são comuns em todo o mundo por ocasião da visita do Papa.

No dia da partida, já voando em uma aeronave da TAP Air Portugal, o Papa foi escoltado por um par de caças F-16M, até a saída do espaço aéreo português. Esta foi responsabilidade atribuída ao Grupo Operacional n.º 51 da Base Aérea de Monte Real. Na ocasião, o piloto de um dos aviões de combate aproveitou para acenar ao avião papal.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile