Piloto faz pouso forçado em estrada de terra, mas vai preso porque não tinha habilitação para pilotar

Um avião fez um pouso forçado na região de Tacuaras, no Paraguai, e o piloto acabou detido. O caso foi registrado no último sábado e envolveu um avião monomotor Cessna 182B, de matrícula ZP-X062, que precisou realizar um pouso em uma estrada de terra que liga o distrito de Tacuaras à empresa Yaguarón, no departamento de Ñeembucú.

Alertados sobre o ocorrido, agentes de três delegacias da região se deslocaram até o local para investigar o caso. Ao chegarem na estrada, os agentes encontraram a aeronave e o piloto Walter Enrique Hoppe Ciancio, de 69 anos, sem habilitação para pilotar. Segundo ele, que é piloto aposentado, o pouso foi necessário pois ficou sem combustível no caminho.

No interior do avião foram encontrados diversos celulares, agendas, mapas, dinheiro e um aparelho GPS da marca Garmin, que foram apreendidos. Durante a investigação, o promotor Víctor Encina interveio e ordenou a apreensão do celular do piloto, que posteriormente foi detido por agentes policiais.

Hoppe caiu em diversas contradições durante o depoimento e acabou sendo preso. Um vídeo do momento em que uma caminhonete-patrulha rebocou a aeronave até a delegacia circulou nas redes sociais, chamando a atenção dos moradores da região de Tacuaras.

Segundo informações obtidas pela imprensa paraguaia, o piloto não possuía a licença para pilotar, a qual havia expirado. Ele foi autuado e deve responder por seus atos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias