Início Acidentes e Incidentes

No voo da LATAM que teve ‘queda repentina’, piloto pode ter batido no manche devido a movimento do assento

O incidente do voo da LATAM na Nova Zelândia pode ter sido causado por um movimento do assento do piloto, que fez com que este atingisse o manche.

Esta seria a atual linha de investigação das autoridades neo-zelandesas, conforme revelado pelo jornalista aeronáutico Jon Ostrower, do The Air Current. O incidente resultou em 13 passageiros feridos levemente e encaminhados para um hospital de Auckland.

Duas pessoas próximas à investigação revelaram que o piloto do Boeing 787 Dreamliner da LATAM relatou que o assento se movimentou de maneira não intencional após ele se movimentar na poltrona, sem ter acionado algum botão de ajuste de posição.

Com isso, o piloto teria sido jogado para frente, encostando no manche do 787-9, causando a desativação do piloto automático e consequente abaixamento momentâneo do nariz da aeronave.

Cockpit do 787-9

A investigação não estaria considerando, inicialmente, a hipótese de apagamento de instrumentos, como alguns passageiros relataram que o Comandante informou ainda em voo após o ocorrido, mas que não foi confirmado pelo aviador às autoridades.

Uma das linhas para entender o que aconteceu com o assento seria uma falha elétrica ou pane no mecanismo que faz o ajuste da posição do banco, mas nada ainda está descartado ou confirmado.

É esperado que a Boeing em breve emita um aviso para os operadores do avião sobre as primeiras descobertas, mas não é possível afirmar, por enquanto, qual será o conteúdo deste aviso.

O AEROIN entrou em contato com a LATAM sobre o assunto, e a empresa informou que “Em relação ao voo LA800, que operou a rota Sydney-Auckland em 11 de março, o LATAM Airlines Group informa que continua trabalhando em coordenação com as autoridades para apoiar a investigação e que não compete à LATAM comentar as especulações em torno do tema.”

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Sair da versão mobile