Pilotos abandonam evento de empresa área enquanto o CEO estava falando nos EUA

Na noite de quarta-feira (8), um grupo de pilotos da Southwest Airlines abandonou um evento de funcionários em Baltimore, na frente do presidente-executivo Bob Jordan. A Southwest Airlines Pilots Association (SWAPA) não comentou oficialmente sobre o protesto, mas um porta-voz interno tentou minimizar o caso.

Um vídeo gravado no local mostra o momento em que o protesto ocorreu, com os pilotos deixando o local do evento sob aplausos de outros funcionários.

O protesto ocorreu após o colapso operacional de dezembro passado da Southwest Airlines, que custou à companhia aérea cerca de US$ 1 bilhão e deixou dezenas de milhares de passageiros presos nos aeroportos do país, numa das épocas de maior demanda, o período de Natal. Os pilotos criticaram fortemente sua empregadora em relação a esse episódio.

O presidente da SWAPA, comandante Casey Murray, deve dizer em uma reunião ao Congresso que o colapso operacional teve mais a ver com os sistemas de TI envelhecidos da companhia aérea. Segundo ele, os pilotos vêm alertando a Southwest sobre isso há anos, mas suas advertências foram ignoradas.

Durante o colapso, as equipes de planejamento da Southwest supostamente mergulharam no caos e pilotos de aviões foram solicitados a confirmar seus nomes e números de funcionários a 38.000 pés de altitude porque a companhia aérea perdeu o controle de quem estava pilotando seus aviões.

O colapso de dezembro passado foi um evento histórico e que a Southwest está investindo em novos sistemas de TI para substituir os programas de agendamento antigos. A companhia aérea também está trabalhando para melhorar sua resiliência operacional de inverno e garantir que não haverá outro colapso semelhante. Embora os pilotos tenham manifestado sua indignação, eles esperam que as ações da companhia aérea possam evitar que outros vivam a mesma experiência no futuro.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias