Pilotos de Boeing 737 decolam de pista fechada e por pouco não colidem com veículo de solo do aeroporto

Divulgação – Southwest Airlines

Um Boeing 737 da Southwest Airlines supostamente decolou de uma pista fechada no Aeroporto Internacional de Portland, no estado do Maine, na terça-feira, e por pouco não colidiu com um veículo de solo do aeroporto que estava realizando inspeção na pista antes de sua abertura.

O incidente na parte da manhã ocorreu no dia 25 de junho, quando o voo 4805 da Southwest com destino a Baltimore estava se preparando para decolar do aeroporto, que tem duas pistas que se cruzam, informou o The Aviation Herald.

No momento da partida às 5h40, apenas uma das duas pistas estava aberta para o tráfego aéreo. De algum modo, os pilotos do Boeing 737 decolaram às 5h43 — apenas dois minutos antes da abertura oficial da pista 29.

Antes de abrir oficialmente a pista para o dia, um veículo de solo do aeroporto estava realizando uma inspeção da superfície para garantir que estava segura para uso, e esse veículo ainda estava na pista quando o voo da Southwest decolou.

O incidente veio à tona quando o motorista do veículo de solo se comunicou com a torre de controle para perguntar por que o avião da Southwest havia sido autorizado a decolar de uma pista fechada. O controlador de tráfego aéreo respondeu que nunca havia se comunicado com os pilotos.

Em um comunicado, um porta-voz da Southwest Airlines informou: “A Southwest Airlines está em contato com o NTSB e a FAA para entender as circunstâncias da partida matinal de terça-feira, 25 de junho, do voo 4805 do Aeroporto Internacional de Portland. Após a partida, a aeronave seguiu com segurança para seu destino.”

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Airbus A320 sofre danos no motor e fica com pneus murchos...

0
O A320 estava acelerando para decolar quando, já em alta velocidade, houve uma colisão com ave ("bird strike") no motor número 2.