Pilotos de Boeing 737 voaram baixo demais durante padrão de espera; caso foi considerado grave

A Australian Transport Safety Bureau (ATSB) iniciou uma investigação sobre o voo da companhia aérea indonésia Batik Air, de número ID-6015, realizado por um Boeing 737-800, que voou abaixo da altitude mínima determinada. A aeronave, de registro PK-LDK, efetuava um percurso de Denpasar, na Indonésia, para Canberra quando o incidente ocorreu no dia 14 de junho, cerca de 19km ao sul do aeroporto de destino.

Durante a aproximação para aterrissagem em Canberra através do sistema de pouso por instrumento (ILS), o voo permaneceu em espera no fixo MOMBI (uma coordenada geográfica padrão para a navegação na região). No entanto, análises apontaram que, neste momento, a aeronave estava operando abaixo da altitude mínima estipulada para espera.

Conforme divulgado pelo ATSB, o caso está em processo a coleta de evidências e foi classificado como grave, já que a área era crítica e a atitude do voo poderia causar sérioe conflitos com outras aeronaves.

A previsão é que o relatório final será lançado até o final deste ano, como reportou o The Aviation Herald.

De acordo com informações fornecidas pela Cirium, a aeronave envolvida, de número de série (msn) 39875, foi entregue à unidade da Batik Air na Malásia em 2015 e, em seguida, transferida para a Indonésia em 2020. Equipado com dois motores turbofan CFM56-7B24E, o avião tem configuração para acomodar 162 passageiros.

Atualmente, a frota da Batik Air inclui 19 aeronaves 737-800, além de 42 aviões A320 da Airbus e um único A330-300.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias