Pilotos decolam com Airbus enquanto Boeing estava cruzando a pista; o caso será investigado

Foto: Hawkeye UK, CC BY-SA 2.0 via Wikimedia

No dia 19 de abril, quarta-feira passada, por volta das 8h00, um Boeing 737-900 da Korean Air (de registro HL7727), proveniente de Jeju, pousou na pista 32L do Aeroporto de Gimpo, em Seul. No entanto, após livrar a pista e seguir seu táxi, cruzou a pista paralela 32R, onde um Airbus A321 da Air Busan (registro HL7210) estava decolando.

Como resultado, o jato da Air Busan teria passado poucos metros acima do avião da Korean Air, resultando em um incidente grave e uma investigação aberta para apurar o caso, relatou o Business Korea, citando a autoridade de aviação local. Toda a ação do momento do conflito de tráfego foi registrada por plataformas de rastreamento de voos, como pode ser visto abaixo.

O incidente foi noticiado por meio de vários canais de comunicação. A Korean Air afirmou que não houve situação perigosa, pois a aeronave não teria ultrapassado a fila de espera a cerca de 70 metros da pista.

“A fuselagem de nossa aeronave não entrou na pista onde a aeronave Air Busan estava decolando“, disse a Korean Air: “Naquele momento, paramos numa linha de espera a cerca de 70 metros de distância da borda da pista. No entanto, confirmamos que houve um problema de comunicação entre a tripulação de voo e o controlador do aeroporto. Vamos examinar o incidente minuciosamente.”

Por outro lado, a Air Busan informou que a aeronave da Korean Air quase cruzou a pista, apesar da permissão de decolagem normal para seus pilotos e que o julgamento do comandante evitou o acidente. De fato, diante de tantas versões, apenas a investigação poderá determinar o que de fato ocorreu.

Abaixo, a animação mostrando o conflito de tráfego em potencial.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias