Início Acidentes e Incidentes

Pilotos fazem a volta e pousam após avião Airbus A320 perder peças durante a decolagem

Imagem: Tomás Del Coro / CC BY-SA 2.0, via Flickr

Um avião A320 da JetBlue foi forçado a retornar ao Aeroporto de Nova Iorque-JFK após a queda de três peças metálicas da aeronave durante a subida do voo B6-153 em direção a West Palm Beach. A decolagem ocorreu às 21h37 (horário local) na terça-feira, 2 de julho de 2024.

Pouco após a decolagem, pilotos de outro voo da JetBlue contactaram a torre de controle assim que perceberam peças na pista 13L, oriundas da aeronave que acabara de decolar. A torre então acionou o voo B6-153, que confirmou o problema e relatou vibrações após a retração do trem de pouso. A tripulação solicitou então alteração para uma altitude menor.

A pista foi fechada para que veículos terrestres pudessem inspecionar os destroços. O pessoal em solo confirmou ter encontrado três peças de metal.

Screenshot

Os pilotos confirmaram que havia 165 passageiros e tripulantes a bordo e cerca de 82 toneladas de combustível. O voo foi então direcionado para a longa pista 22L, onde a tripulação declarou uma emergência. Após o pouso, o A320 parou em uma pista de táxi enquanto veículos terrestres inspecionavam os freios e o motor da aeronave.

A aeronave foi liberada para táxi de volta ao portão, onde os passageiros desembarcaram. Toda a conversa foi publicada pelo canal VASAviation no Youtube, como pode ser visto abaixo.

Outra aeronave A320 realizou o voo para West Palm Beach aproximadamente quatro horas mais tarde. Vale destacar que o avião envolvido no incidente (de registro N507JT) tem 24 anos e foi adquirido pela companhia em 2020.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.