Pilotos são suspensos após conversa sobre as mulheres da empresa em bate-papo interno

Divulgação – Qantas

No início de agosto, o jornal australiano Herald Sun informou que pilotos da Qantas foram suspensos após compartilharem comentários sexistas em um fórum de bate-papo interno da companhia. A empresa descreveu os comentários como “ofensivos” e “completamente inaceitáveis”.

Segundo o jornal, três pilotos estavam envolvidos na conversa, sendo que dois deles não trabalham mais com a companhia e um deles está sendo investigado. Uma das publicações postadas afirmava que houve “um rápido influxo de pilotos do sexo feminino de uma certa faixa etária gerando filhos e depois querendo acordos de trabalho flexíveis”, impactando nos demais funcionários.

Outros membros do fórum entraram no bate-papo dizendo que “as mulheres pilotos têm uma enorme vantagem” sobre seus colegas homens nas movimentações. Um citou a possibilidade de “sair dos voos”, ter “um emprego confortável no escritório com o dobro do salário de outros funcionários de escritório” e ainda assim ser “alimentado no peito”.

O grupo também se referiu a um programa piloto de bolsas de estudo para 50 alunas aborígines e ilhéus do Estreito de Torres, que teve como objetivo expandir a participação das mulheres na indústria.

Diante desse episódio, o piloto-chefe da Qantas, Dick Tobiano, afirmou que “esses comentários são completamente inaceitáveis”. Ele também lembrou que a companhia tem “muitas pilotos femininas talentosas” e que deseja encorajar muito mais delas a se tornarem profissionais. Além disso, postou que a crítica não mudaria a visão da companhia.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Grupo da Marinha recebe helicóptero UH-12 Esquilo para modernização e manutenção

0
A chegada da aeronave marca o início dos procedimentos para a incorporação do rádio KX-165A e a realização da inspeção pré-PMGA.