Pilotos turcos recebem autorização para orar e rezar na cabine de comando durante os voos

A Turkish Airlines acaba de aprovar uma instrução interna que autoriza os pilotos da companhia a orar e rezar na cabine. De acordo com a Declaração da Diretoria de Operação de Voo da empresa, aprovada pela Direção Geral de Aviação Civil (SHGM), os pilotos terão permissão para fazer suas orações durante os períodos não críticos de voo.

Como relata a agência estatal Anadolu, a Diretiva de operação de voo da Turkish Airlines contempla, em seu artigo C, a importância da saúde mental e física dos pilotos ao longo do voo. Assim, entende-se que as pequenas pausas para realização de alongamentos ou exercícios leves durante as fases não críticas do voo podem ser tomadas.

Além disso, o artigo C incluiu a possibilidade dos pilotos cumprirem suas crenças religiosas no cockpit com orações. Na diretiva, fica estabelecido que é proibido interromper ou afetar as fases críticas de voo com as orações e outras manifestações de fé. Assim, é primordial que os pilotos respeitem essa diretriz e cumpram as instruções a risca para evitar qualquer problema de segurança.

Vale destacar que, com a nova diretriz, os pilotos da Turkish Airlines terão a prática religiosa mais facilitada durante os voos. A companhia, assim, espera que essa iniciativa possa contribuir para a satisfação dos seus tripulantes e, consequentemente, para a segurança e qualidade dos voos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias