Início Aviação Militar

Pilotos ucranianos avançam e concluem a primeira etapa de formação para voar o caça F-16

Dez futuros pilotos de caças F-16 ucranianos concluíram as primeiras etapas do seu treinamento com a Real Força Aérea Britânica (RAF). Após intensiva capacitação no Reino Unido, que incluiu fundamentos de voo, escola de solo e treinamento de idiomas, os pilotos estão mais próximos de operar as aeronaves F-16.

Durante o treinamento, os pilotos foram instruídos sobre o manuseio geral de aeronaves, voo com o uso de instrumentos da aeronave, navegação em baixa altitude e formação avançada de voo, sob a orientação de experientes instrutores da RAF.

O aprendizado do idioma inglês também foi integrado ao programa, com o objetivo de facilitar o treinamento e ampliar a interoperabilidade com as forças aéreas da OTAN, que adotam o inglês como idioma padrão de voo.

O treinamento é fruto de um pedido da Ucrânia para o fornecimento de jatos de combate F-16 com o intuito de proteger seu espaço aéreo contra as forças russas, após a invasão ocorrida em fevereiro de 2022. Embora países como Holanda e Dinamarca estejam fornecendo F-16 à Ucrânia, o Reino Unido ofereceu treinamento, visto que não opera com esse tipo de aeronave.

Dessa forma, o treinamento intensivo realizado pela RAF constitui a contribuição britânica para a Coalizão de Capacidade Aérea, coliderada pelos Estados Unidos, Dinamarca e Holanda.

A próxima etapa dos pilotos ucranianos será o treinamento avançado de voo, oferecido pela Força Aérea Francesa, antes de aprenderem a pilotar os caças F-16. As autoridades da França e da Ucrânia confirmaram o acordo para o treinamento de pilotos ucranianos em território francês, em setembro de 2023.

Segundo o Secretário de Estado para Defesa do Reino Unido, Grant Shapps, graças às competências de renome mundial da RAF, “esses pilotos receberam alguns dos melhores treinamentos disponíveis e estão agora um passo mais próximos de se unirem à luta contra a invasão ilegal de Putin”.

De acordo com o governo britânico, os primeiros F-16 deverão ser entregues à Ucrânia até o verão de 2024. Além do treinamento no Reino Unido e França, pilotos ucranianos também estão realizando a formação em caças F-16 nos Estados Unidos desde outubro de 2023, na base da Guarda Nacional Aérea de Morris, em Tucson, Arizona. Espera-se que vários pilotos ucranianos completem seu treinamento até maio de 2024.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.