Pioneira do eVTOL, Archer Aviation recebe o Certificado de Operadora Aérea da FAA

Imagem: Archer

A Archer Aviation, uma das líderes no setor de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), anunciou que sua subsidiária, a Archer Air, recebeu o Certificado de Operadora Aérea Parte 135 (operação de táxi aéreo) da Federal Aviation Administration (FAA) dos EUA.

Essa certificação permite que a Archer comece a operar aeronaves comercialmente para aperfeiçoar seus sistemas e procedimentos antes de lançar o Midnight – como é chamado o modelo de aeronave eVTOL da empresa – em serviço para companhias aéreas como a United Airlines, após a certificação de tipo da aeronave.

A obtenção do certificado Parte 135 é um sinal de que a Archer Air desenvolveu, e demonstrou para a FAA, sua aderência às políticas e procedimentos necessários para começar a operar aeronaves comercialmente, de acordo com os rigorosos padrões de segurança e operação estabelecidos pelo órgão regulador.

“Estamos honrados em receber o Certificado de Operadora Aérea Parte 135 da FAA, que é mais um passo importante para o início das operações comerciais de táxi aéreo com nossa aeronave Midnight”, disse Adam Goldstein, fundador e CEO da Archer.

Além do certificado Parte 135, a Archer já havia anunciado que recebeu o certificado Parte 145 da FAA, que permite à empresa realizar serviços especializados de reparo de aeronaves. Isso significa que a Archer agora recebeu os dois principais certificados operacionais necessários da FAA para iniciar suas operações de táxi aéreo quando o Midnight receber sua Certificação de Tipo.

O objetivo da Archer é transformar o transporte urbano, substituindo os deslocamentos de carro de 60-90 minutos por voos de táxi aéreo elétrico de 10-20 minutos estimados, que são seguros, sustentáveis, de baixo ruído, e com custos competitivos em relação ao transporte terrestre.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias