Planos da Argentina de comprar caças chineses pode ir por água abaixo com Milei na presidência

O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, teria ordenado a suspensão de todos os acordos de compra de equipamentos militares acordados pelo governo anterior. Isso incluiria a revisão dos planos para adquirir um esquadrão de caças supersônicos, como o JF-17 Block III sino-paquistanês.

Milei já expressou sua posição contrária a promover relações com a China, o que indica que o caça JF-17 estaria fora de consideração para uma futura compra. O novo governo planeja examinar minuciosamente cada um dos acordos existentes para reequipar as Forças Armadas, incluindo estudos técnicos para a aquisição de submarinos, modernização de veículos blindados e aquisição de aeronaves supersônicas para a Força Aérea.

Como informa o site Aviacionline, a medida faz parte de um plano maior para revisar e supervisionar as ações do governo anterior. A aquisição de quatro aeronaves de patrulha marítima P-3 Orion da Noruega, que já foi assinada, parece estar segura.

O governo anterior da Argentina já vinha adiando a decisão sobre a recuperação da capacidade supersônica da Força Aérea há anos, apesar de várias propostas de caças supersônicos, como o Kfir israelense, o Mirage F-1 espanhol, o Mirage-2000 francês e o FA-50 sul-coreano, terem sido consideradas.

A falta de vontade política e as restrições orçamentárias foram apontadas como razões para o atraso na aquisição de um caça supersônico. No entanto, sob a presidência de Milei, espera-se que haja uma prioridade para ofertas dos EUA e de Israel em relação a ofertas de outros países, como a Índia, membro dos Brics, e que o equipamento militar chinês não seja considerado.

Neste momento, a Força Aérea Argentina terá que esperar mais antes de finalmente adquirir a capacidade supersônica desejada.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias