Poderosa Força Aérea dos EUA escolhe a JetZero para construir avião com fuselagem integrada

O Departamento da Força Aérea dos EUA selecionou a JetZero para a próxima fase de um projeto de protótipo de aeronave BWB (Blended Wing Body). O objetivo do contrato concedido à JetZero é amadurecer a tecnologia BWB e demonstrar suas capacidades, dando ao Departamento de Defesa e à indústria comercial mais opções para suas futuras plataformas aéreas.

Com um design diferente de uma aeronave tradicional, o conceito BWB integra o corpo da aeronave em sua asa de alta proporção, reduzindo o arrasto aerodinâmico em pelo menos 30% e proporcionando sustentação adicional . Esse aumento na eficiência permitirá maior alcance, mais tempo de voo e maior eficiência na entrega de carga útil, recursos vitais para mitigar os riscos logísticos.

“As aeronaves de corpo integrado têm o potencial de reduzir significativamente a demanda por combustível e aumentar o alcance global”, disse o secretário da Força Aérea, Frank Kendall. “Movimentar forças e carga de forma rápida, eficiente e por longas distâncias é uma capacidade crítica para permitir a estratégia de segurança nacional.”

O projeto BWB permite várias configurações de transporte militar. Juntos, esses tipos de aeronaves respondem por aproximadamente 60% do consumo anual total de combustível de aviação da USAF, informou o Aviacionline.

Fuselagem da aeronave integrada na asa

Embora o conceito BWB já exista há décadas, sendo testado pela NASA em seus protótipos X-28 e pela Airbus em seu modelo MAVERIC, é agora que os avanços em design estrutural, tecnologia de materiais, manufatura e outras áreas estão maduros o suficiente e permitem sua produção em larga escala.

A indústria comercial, incluindo companhias aéreas de passageiros e empresas de frete aéreo, também pode se beneficiar do desenvolvimento dessa tecnologia, aumentando a cabine disponível ou o espaço de carga enquanto reduz os custos operacionais de combustível.

O projeto JetZero BWB

Sob os termos do prêmio da Unidade de Inovação de Defesa (DIU) do Departamento de Defesa, a JetZero receberá US$ 235 milhões em um período de quatro anos, culminando no primeiro voo de demonstração no primeiro trimestre de 2027.

A JetZero está colaborando com a Northrop Grumman e a Scaled Composites, que trazem uma vasta experiência em design avançado de aeronaves, fabricação e integração de sistemas de missão para construir e testar o demonstrador em escala real. A JetZero também selecionou os motores Pratt & Whitney GTF para alimentar o protótipo.

Segundo a empresa, seu design melhora drasticamente a eficiência aerodinâmica em relação às aeronaves tradicionais. O Blended Wing Body é um design naturalmente estável que não requer superfícies de cauda, ​​eliminando a complexidade. Uma fuselagem mais curta e mais larga se mistura para imitar a asa para fornecer sustentação. Isso reduz a área de superfície necessária, criando uma aeronave mais leve e com menos arrasto .

Com menos arrasto e peso, os motores são reduzidos, reduzindo ainda mais o arrasto e o peso.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias