Poderosa Força Aérea dos EUA mostra primeiras imagens oficiais do bombardeiro B-21 em pleno voo

A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) divulgou imagens do bombardeiro estratégico Northrop Grumman B-21 Raider em pleno voo, mantendo que o programa está no caminho certo.

Uma das imagens mostra a aeronave decolando da Base Aérea Edwards, na Califórnia, enquanto a segunda mostra a aeronave em voo, com o trem de pouso recolhido. Como é típico para uma aeronave de teste, o jato possui uma longa sonda pitot projetando-se do seu “queixo” e um cabo na cauda levando ao que é provavelmente um cone de arrasto. O equipamento é essencial para medir parâmetros como fluxo de ar e pressão estática.

Os metadados da imagem do B-21 decolando sugerem que ela foi tirada em 17 de janeiro. A USAF já havia anunciado que essa foi a data do segundo voo de teste. A foto mostra a porta de admissão auxiliar do lado esquerdo aberta. As admissões auxiliares fornecem fluxo de ar para os motores, que são profundamente rebaixados na aeronave.

Já os metadados da imagem da aeronave em voo, parecem ter sido tirados em 4 de abril, sugerindo que pelo menos três voos de teste ocorreram. O voo inaugural da aeronave foi em novembro de 2023. A imagem do voo destaca a profundidade da fuselagem do B-21, que é consistente com o porte de uma grande quantidade de armas.

A USAF observa que, para acelerar o desenvolvimento, as aeronaves de teste B-21 são o mais similares possíveis do modelo final que será produzido, construídas na mesma linha e com as mesmas ferramentas que as futuras aeronaves de produção. Além disso, as aeronaves de teste incluem sistemas de missão.

O B-21 substituirá o Boeing B-1B e o Northrop B-2. A USAF pretende obter pelo menos 100 exemplares, com entrada em serviço em “meados da década de 2020”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias