Polícia Federal apreende helicópteros que traziam drogas do Paraguai

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (11/5), a Operação Helix, que visa desarticular organização criminosa responsável pela introdução de toneladas de entorpecentes em território nacional, e pela prática de lavagem de dinheiro dos lucros obtidos com o tráfico de drogas.

Divulgação – Polícia Federal

Na ação, foram cumpridos 10 mandados de prisão e 43 mandados de busca e apreensão no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Minas Gerais. Além disso, foram deferidos o sequestro de diversos bens móveis, como automóveis e helicópteros, e de um imóvel vinculado à organização criminosa, cujos valores estimados ultrapassam os 30 milhões de reais, além do bloqueio de valores e contas bancárias das pessoas e empresas envolvidas.

A operação também contou com cooperação jurídica e policial do Paraguai, com o auxílio da Adidância e Oficialato de Ligação da PF, após a identificação de que os carregamentos da droga eram feitos em uma fazenda localizada naquele país.

Inclusive, há a tentativa de cumprimento de um mandado de prisão contra um dos investigados, que se encontra no Paraguai, com o auxílio da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) e do Ministério Público Paraguaio.

Em dois anos de investigação da PF contra tal organização criminosa, foram apreendidos 2.750kg de cocaína, além de nove helicópteros e um caminhão que eram utilizados para o transporte da droga proveniente do Paraguai.

Nota do Editor: A Polícia Federal e o Ministro da Justiça, Flávio Dino, divulgaram uma foto onde aparece a aeronave de matrícula PP-LUK, um Robinson R44 Raven II. Como a PF não esclareceu quais aeronaves foram apreendidas, entramos em contato com o operador do único helicóptero identificável, a High Class Táxi Aéreo, que nos informou que a aeronave não foi apreendida, e como consta na ANAC, está em situação regular.

O que provavelmente ocorreu é que um dos helicópteros apreendidos (que pertence à outro táxi aéreo) estava ao lado do PP-LUK, que acabou saindo nas fotos. Por este motivo não replicamos a foto divulgada pelas autoridades.

Com Informações da Polícia Federal

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias