Por atraso no pagamento do controle de tráfego aéreo, regionais Voepass e Total podem ficar sem voar

As duas aéreas regionais do país podem ficar sem voar em breve devido a inadimplência, aponta a Folha de São Paulo.

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA, órgão da Força Aérea Brasileira responsável pelo Controle de Tráfego Aéreo a nível nacional, informou para o jornal que companhias aéreas de menor porte estão inadimplentes e que deverão ficar sem voar caso não paguem em breve os débitos.

Os valores devidos são referentes à tarifa de navegação aérea, que é o “pedágio” pago por aeronaves que transitem no Brasil em qualquer situação. Este valor vai para manutenção de radares, pagamento de controladores de voo e outras atividades necessárias para manter o espaço aéreo organizado e seguro.

As empresas em específico não foram informadas pelo DECEA, mas foi apurado junto a militares do departamento que as empresas inadimplentes são a Voepass (antiga Passaredo) e a Total Linhas Aéreas, que faz voos regionais fretados e cargueiros. Elas são as principais companhias aéreas regulares do Brasil de menor porte, ficando atrás das gigantes Azul, GOL e LATAM, sendo maior que táxis aéreos.

Este débito está pendente há quase 6 meses e, se completados, resultarão no impedimento de aprovação de plano de voo e outras sanções. A Voepass informou em nota que já quitou os débitos, já a Total não respondeu aos questionamentos.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias