Início Empresas Aéreas

Por baixa rentabilidade, Aerolíneas Argentinas não voará mais para Nova York

Imagem: Clément Alloing

A Aerolíneas Argentinas deixará de voar entre Buenos Aires e Nova York a partir do mês de agosto, conforme informaram fontes ligadas à empresa.

Essas fontes indicaram ao portal parceiro Aviacionline que “com o objetivo de aumentar a produtividade de sua frota nos destinos mais rentáveis, a Aerolíneas suspenderá a rota EZE-JFK a partir de 10 de agosto” e acrescentaram que “essa mudança permitirá aumentar para dois voos diários a oferta para Miami e Madrid, além de disponibilizar recursos para aumentar as frequências para o Caribe”.

Elas explicaram que “a decisão reflete a consolidação de uma política de avaliação contínua sobre a rentabilidade das rotas diante de um mercado aeronáutico extremamente volátil. O caminho escolhido nesse cenário foi reforçar e priorizar a operação nos destinos de maior benefício econômico para a empresa”.

Além disso, detalharam que “apenas nos meses de fevereiro e março deste ano, a rota entre Ezeiza e o Aeroporto John Fitzgerald Kennedy registrou números negativos de cerca de US$250 mil dólares. Para o ano todo, projetava-se uma perda total superior a 1 milhão de dólares”.

Por fim, as fontes indicaram que “os passageiros da Aerolíneas poderão continuar voando para NYC por meio dos voos de código compartilhado oferecidos com nosso parceiro Delta, e aqueles passageiros que já têm passagens serão realocados em voos diretos de outras companhias aéreas ou, alternativamente, em voos via Miami. Essa comunicação será feita diretamente com os passageiros ou com as agências emissoras dos bilhetes”.

Voos entre Buenos Aires e Nova York

Com a saída da Aerolíneas Argentinas desse mercado (onde opera três voos semanais), a competição ficará assim:

  • American Airlines: um voo diário em aeronaves Boeing 777-200ER, representando uma oferta de 1.911 assentos semanais em cada sentido;
  • Delta Air Lines: um voo diário em aeronaves Airbus A330-900neo, oferecendo 1.967 assentos semanais em cada sentido;

Sair da versão mobile