Início Empresas Aéreas

Por estar com muitos “planadores” na frota de aviões, empresa americana reduzirá voos

Os problemas com motores no Airbus A320neo levaram à Spirit a contar com vários “planadores” (uma brincadeira em alusão ao fato dos motores estarem inoperantes) e ter que cancelar voos.

Imagem: Spirit Airlines

A empresa de ultra baixo-custo dos EUA é a maior operadora nos EUA de jatos Airbus A320neo e A321neo equipados com os motores Pratt & Whitney PW1100G. Com isto, está mais exposta aos problemas que o motor tem tido e que geraram um recall recente de 200 unidades, sendo que 13 são da Spirit. Em contraste, apenas um da LATAM Brasil precisará ser reparado pela fábrica.

No total, sete jatos Airbus foram retirados da frota da empresa americana, que agora os chama carinhosamente de “Planadores Amarelos”, devido à cor oficial da companhia e pelo das aeronaves estarem sem motor instalado.

Para John Kirby, Vice-Presidente de Malha da Spirit Airlines, o problema fará com que a empresa não consiga mais oferecer voos diários à alguns dos seus destinos.

“Nós gostamos de já começar os voos numa cidade sendo diários, porquê nos dá uma boa visão de que dias são mais fortes, e se percebemos que está fraco, ajustamos. Com o problema de agora vamos ter que mudar isso, reduzindo voos ou combinando mercados, como operando quatro vezes por semana para um destino e três vezes para outro com a mesma aeronave”, afirmou o executivo à Aviation Week.

Os problemas nos motores PW são bastante extensos, e uma companhia aérea da Índia suspendeu as operações meses atrás já que maioria da sua frota estava sem poder voar por causa dos motores problemáticos.

Sair da versão mobile