Por meio de helicópteros, Marinhas do Brasil e dos EUA vão transferir doações entre navios para envio ao RS

NAM Atlântico – Imagem: Marinha do Brasil

A Embaixada dos EUA em Brasília informa que a Marinha do Brasil (MB) realizará uma operação típica de guerra em apoio à população do Rio Grande do Sul, na próxima segunda-feira, 27 de maio.

Coordenada pela MB, a transferência de carga por helicópteros entre o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, maior navio de guerra da América Latina, e o navio USNS John Lenthall, integrante da Força-Tarefa capitaneada pelo Porta-Aviões Nuclear George Washington, desempenha um papel relevante na logística marítima da Operação Taquari II, imprimindo agilidade na transferência de donativos para as vítimas das enchentes.

NAM Atlântico – Imagem: Marinha do Brasil
USNS John Lenthall – Imagem: Mate Airman Rob Gaston – Marinha dos EUA / Domínio Público, via Wikimedia Commons

Abastecido no Porto do Rio de Janeiro (RJ) com donativos arrecadados e armazenados pela MB, o navio norte-americano se deslocará para área marítima do RS, encontrando o NAM “Atlântico” na costa do estado, para realizar a transferência da carga em alto-mar. A atividade vai ampliar a capacidade logística de transporte de donativos, além de contribuir para o incremento da interoperabilidade entre as marinhas.

A transferência de carga externa, denominada VERTREP (Vertical Replenishment), acontece como desdobramento da Operação “Southern Seas – 2024”. O reabastecimento vertical de carga consiste em uma operação militar de transferência de material entre navios utilizando-se helicópteros.

Nesta ocasião, serão empregadas aeronaves brasileiras e norte-americanas para transportar as doações do navio americano para o NAM “Atlântico”. Após receber toda a carga do navio norte-americano, o NAM brasileiro atracará novamente em Rio Grande (RS) para desembarcar o material.

Diante do cenário de calamidade pública que assola o RS, a Marinha dos EUA se ofereceu para somar esforços na onda solidária em apoio às famílias afetadas pelas chuvas no RS, por meio do incremento de treinamento entre as Marinhas. A ação fortalece os laços de cooperação entre as marinhas do Brasil e dos Estados Unidos e testemunha uma parceria que remonta 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países.

Apoio que vem do mar

As águas que castigam também trazem esperança. A MB já empregou dez navios no RS, que realizaram o transporte de cerca de 400 toneladas de donativos, 130 mil litros de água potável, além de viaturas, aeronaves, embarcações, equipamentos e suprimentos diversos.

A Marinha também enviou ao RS um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais em Apoio à Defesa Civil, 11 helicópteros, 50 embarcações, 70 viaturas, entre outras capacidades.

Para apoiar o sistema de saúde local, a Força Naval instalou um Hospital de Campanha em Guaíba; emprega equipes médicas no atendimento à população em municípios do sul do estado; e tem realizado o transporte em uma “Ambulancha” de pacientes que precisam de atendimento. Além disso, Fuzileiros Navais também têm atuado na reconstrução de escolas públicas e desobstrução de vias.

Todo esse esforço veio se somar à atuação dos militares da Marinha que servem em Organizações Militares sediadas no RS, subordinadas ao Comando do 5º Distrito Naval. Eles são empregados no resgate de pessoas e animais, e na distribuição de itens de subsistência, desde o dia 30 de abril.

Informações da Embaixada dos EUA em Brasília

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias