
O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), da Força Aérea Brasileira (FAB), fará neste domingo (27) uma apresentação nos Portões Abertos do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), no Campo de Marte, na zona norte da capital.
A demonstração, no entanto, terá um número reduzido de manobras em relação ao tradicional display completo da Esquadrilha da Fumaça, devido às restrições do espaço aéreo na região, que impõem limites horizontais e verticais para a atuação dos pilotos.
As sete aeronaves Embraer A-29 Super Tucano utilizadas pelo EDA devem chegar ao Campo de Marte durante a manhã. A apresentação está prevista para começar às 15h30 e terá duração aproximada de 30 minutos.
A localização do Campo de Marte exige uma adaptação específica da demonstração. O aeroporto está inserido em uma região com intenso movimento de aeronaves, próxima aos fluxos de tráfego do Aeroporto de Congonhas e do Aeroporto Internacional de Guarulhos, além dos corredores destinados aos helicópteros.
Por esse motivo, a Esquadrilha preparou um display específico para a apresentação em São Paulo. Embora as principais manobras permaneçam praticamente inalteradas, os trajetos realizados pelos aviões entre uma figura e outra precisaram ser ajustados.
Esses trajetos são chamados pelos pilotos de “encaixes” e são fundamentais para que as aeronaves atinjam os parâmetros necessários de velocidade e altitude antes de cada manobra.
“Esses encaixes são cruciais para que as aeronaves alcancem os parâmetros corretos de velocidade e altitude para executar cada manobra. Com o objetivo de evitar quaisquer dificuldades no domingo, reproduzimos aqui na AFA a área que utilizaremos no Campo de Marte e realizamos um treinamento específico para ajustar os encaixes”, explica o capitão Bezerra, piloto da Esquadrilha da Fumaça.
O treinamento foi realizado na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), sede do EDA. No local, foram delimitadas áreas para reproduzir as condições de espaço disponíveis no Campo de Marte e permitir que os pilotos praticassem os trajetos que serão utilizados durante a apresentação.
A diferença entre o display completo e o espaço disponível em São Paulo também pode ser observada na área destinada à demonstração. Enquanto o display completo utiliza uma área maior, o espaço disponibilizado para a apresentação deste domingo é mais restrito.

Espaço aéreo
Em algumas apresentações, a Esquadrilha da Fumaça pode solicitar alterações ou o fechamento temporário de áreas do espaço aéreo para permitir a realização da demonstração. Essas medidas são planejadas antecipadamente e dependem de autorização.
Em uma dessas demonstrações, por exemplo, o espaço aéreo nas proximidades do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), precisou ser parcialmente fechado para uma apresentação realizada em Vinhedo.
Situação semelhante ocorreu nas demonstrações realizadas em Pinhais (PR), quando as operações do Aeroporto Afonso Pena, na região metropolitana de Curitiba, foram interrompidas momentaneamente para a apresentação do EDA.
No caso de São Paulo, porém, uma interrupção nas operações de Congonhas e Guarulhos teria impacto diferente devido ao elevado fluxo de aeronaves nos dois aeroportos e à complexidade do espaço aéreo da região. Por isso, a apresentação no Campo de Marte será realizada dentro de uma área previamente delimitada, sem a necessidade de reproduzir o espaço utilizado no display completo.
Mesmo com as adaptações, o público poderá acompanhar diversas manobras já conhecidas da Esquadrilha da Fumaça durante os cerca de 30 minutos de apresentação. No entanto, o display será limitado e não incluirá algumas das figuras tradicionais do EDA, como os Loopings, a manobra Break e o famoso Coração.
Além do EDA, os Portões Abertos do PAMA-SP terão outras atrações ao longo do dia.




