Porta de avião se abre em pleno voo durante trajeto entre Recife e Maceió

Passageiro segurando cabo da metade inferior da porta durante o voo, em cena do vídeo apresentado abaixo

Pessoas a bordo de uma aeronave passaram por uma situação inesperada ontem, terça-feira, 11 de junho, quando estavam voando entre Recife, Pernambuco, e Maceió, Alagoas.

O avião bimotor Cessna 402B de matrícula PT-JYK decolou do Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, na capital pernambucana, e pousou na capital alagoana, porém, teve sua porta aberta em um momento no meio do trajeto.

O vídeo a seguir, gravado a bordo e que circula pelas redes sociais, mostra o momento em que a metade superior da porta está aberta em pleno voo, enquanto um dos passageiros segura o cabo da metade inferior da porta, aparentemente para garantir que não se abra também:

Por imagens registradas após o pouso, nota-se que a metade superior da porta teve algumas peças/partes retorcidas e perdidas em função da alta velocidade do vento, porém, não há relatos de ferimentos a nenhuma das pessoas a bordo.

Segundo dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave em questão pertence à empresa Vem Aviation Táxi Aéreo, baseada em Salvador, Bahia, e estava em situação normal de aeronavegabilidade (requisitos de manutenção e documentação em dia).

Pelo que se observa no uniforme de um dos passageiros, tratava-se possivelmente de um voo de malotes bancários para a empresa pernambucana Preserve Vigilância de Valores.

O AEROIN solicitou maiores informações à empresa aérea, que disponibilizou o seguinte posicionamento:

“A Vem Aviation lamenta os transtornos decorrentes do incidente ocorrido no dia 11/06/2024, no voo de Recife para Maceió.

Durante o procedimento de descida, a tripulação ouviu um barulho e verificou que a parte superior da porta abriu, mas devido à baixa altitude prosseguiu até o pouso de forma normal, sem danos ou riscos à vida. O incidente foi caracterizado como leve e as correções da porta já foram realizadas.

A Vem Aviation reitera o seu compromisso no cumprimento rigoroso das Normas Brasileiras e Requisitos vigentes e registra que deu todo apoio em solo para os tripulantes e passageiros.”

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias